cabecalho apta130219

Bovinos: dois eventos numa única semana para combater o carrapato

“Controle estratégico do carrapato dos bovinos” é o tema de evento que acontece no dia 1º de agosto (segunda-feira), em Bragança Paulista (SP), como parte da agenda do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (PROSAF) do Instituto Biológico (IB-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). O objetivo é instruir técnicos, proprietários rurais e funcionários que manejam rebanhos bovinos a lidar com este parasita.
O assunto será abordado pela pesquisadora do IB Márcia Mendes. O encontro tem o apoio da APTA Regional, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).
O evento será realizado na sede da CATI Bragança Paulista – Av. Dr. José Adriano Marrey Junior, 277, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 5087-1707 e (11) 4033-7336 e pelos e-mails mendes@biologico.sp.gov.br, edr.braga@cati.sp.gov.br e prosaf@biologico.sp.gov.br.
Workshop no IZ
No dia 5 de agosto (sexta-feira) será a vez de o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta/SAA) realizar, em Nova Odessa (SP), o “I Workshop Controle do Carrapato-do-boi”. Trata-se de combater a espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, parasita que causa grandes prejuízos aos bovinos, especialmente aqueles com elevado grau de sangue europeu.
O objetivo é levar a técnicos que atuam no campo informações recentes de pesquisas sobre a resistência desse parasita aos carrapaticidas. Também serão difundidas formas alternativas de controle, tais como fitoterapia e controle biológico (fungos, bactérias, inimigos naturais e resistência genética do bovino), bem como discutido o controle estratégico do carrapato na região sudeste.
Os palestrantes convidados são pesquisadores da área como Márcia Mendes (IB); Cecília José Veríssimo (IZ); Ana Carolina de Souza Chagas (Embrapa Pecuária Sudeste); e John Furlong (Embrapa Gado de Leite). Eles poderão tirar dúvidas de técnicos, produtores e estudantes sobre o controle deste parasita.
O workshop, patrocinado por Bayer e Arenales e apoiado por Fundag e Infobibos, será realizado no anfiteatro do IZ - Rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa, SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3466-9413 e 3243-0396, pelo e-mail eabramides@terra.com.br ou ainda pelo site www.infobibos.com/carrapato.
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva/Camila Amorim (estagiárias)
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano