cabecalho apta130219

Blog da SAA: aquecimento global e outos fatores do gênero que interferem na agricultura

As discussões sobre mudanças climáticas, no Blog da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, serão, excepcionalmente, prolongadas por mais uma semana, devido ao grande interesse das pessoas por causa da COP 15 - Conferência de Mudanças Climáticas, em Copenhague, Dinamarca.

Nesta segunda-feira (7 de dezembro), às 14h30, o pesquisador do Instituto Agronômico (IAC-APTA), Marcelo Bento Paes de Camargo, vai falar de mudanças climáticas, com ênfase no aquecimento global, da variabilidade habitual do clima, de como esses fatores têm influenciado a agricultura e o que fazer para minimizar os impactos. Camargo é engenheiro agrônomo e agrometeorologista.

O visitante pode - e deve - participar do chat, fazendo perguntas, comentários e colaborando para enriquecer o debate. A participação do especialista faz parte de uma abordagem que vem sendo realizada no blog desde quarta-feira. No endereço www.agriculturasp.blogspot.com, é possível acompanhar o que já ocorreu na semana e contribuir com posts nos assuntos que se julgar relevantes.

Rodrigo, do ICONE

Na terça-feira (8 de dezembro), às 11h, será a vez do advogado Rodrigo Lima, especialista em Direito Internacional e gerente-geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE). Ele trabalha com temas como barreiras não-tarifárias ao comércio de produtos agrícolas, sustentabilidade, mudanças climáticas e agricultura e biotecnologia. É autor do livro “Medidas sanitárias e fitossanitárias na OMC: neoprotecionismo ou defesa de objetivos legítimos”.

Na sua apresentação, Rodrigo Lima vai debater as negociações sobre mudanças climáticas, com foco na reunião de Copenhague (COP15), e de que forma a agricultura esta inserida nesse contexto. “De um lado, a agricultura é encarada como grande culpada pelas emissões de gases de efeito estufa (GEEs), seja pelas queimadas e emissões dos bovinos, bem como do uso da terra e desmatamento. De outro, a agricultura é ameaçada pelos impactos das mudanças climáticas, seja pelas enchentes, secas, aparecimento de novas pestes e doenças ou pela salinização dos solos”, diz.

Ainda na terça, será disponibilizado no blog arquivo de áudio do pesquisador do Instituto de Pesca (IP), Acácio Ribeiro Gomes Tomás, que vai tratar de “Aquecimento global e pesca”.

O endereço do blog para participar dos debates é www.agriculturasp.blogspot.com.
 
Assessoria de Comunicação da Secretaria
Tel.: 11 5067-0069
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Patrícia Aparecida da Silva (estagiária)

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Acompanhe ainda a Secretaria de Agricultura:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Pin It

Notícias por Ano