cabecalho apta130219

Aumentar o Sistema de Gestão de Qualidade e fomentar o Prosaf serão prioridades do Instituto Biológico

O Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, pretende melhorar o Sistema de Gestão de Qualidade de seus Laboratórios, adotando novos modelos de gestão, com a finalidade de atender à demanda da sociedade em busca de excelência e qualidade de seus serviços e produtos.
Em novembro de 2015, o Instituto foi certificado pela empresa de certificação System & Service Certification (SGS), na norma internacional ABNT ISO 9001, que corresponde ao sistema de gestão da qualidade.
Em 2007, o Instituto iniciou o processo de implantação do Programa de Qualidade Total, que envolveu a organização do espaço interno, utilizando como ferramenta motivacional o programa 5S, possibilitando a participação de todas as unidades administrativas e laboratoriais localizadas na sede e no interior. O objetivo foi promover a integração, motivação, clima organizacional dos servidores e, consequentemente, a busca da melhoria contínua.
Agora, o Instituto Biológico pretende credenciar seus Laboratórios junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “A adoção de sistemas de gestão da qualidade demonstra a transparência dos processos e competência técnica do IB”, afirma Antonio Batista Filho, diretor-geral do Instituto.
O segundo ponto é intensificar o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), levando tecnologias e inovação aos agricultores familiares. “Esse trabalho, é realizado em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), é fundamental para que o produtor tenha conhecimento sobre sanidade animal e vegetal”, disse Batista.
A terceira meta, de acordo com o diretor, é desenvolver um trabalho de acompanhamento e monitoração dos resíduos em alimentos para garantir a saudabilidade.
Por Paulo Prendes
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069

Pin It

Notícias por Ano