cabecalho apta130219

Até quinta-feira (10), inscrições de trabalhos para o VI Workshop Agroenergia, de Ribeirão Preto

O sorgo tem potencial para produzir até três mil litros de álcool por hectare na entressafra da cana, em condições ideais. É o que mostram pesquisas realizadas por instituições da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA-SP).
Assuntos como este serão abordados no “VI Workshop Agroenergia: Matérias-Primas”, que acontecerá nos dias 27 e 28 de junho, em Ribeirão Preto (SP). As inscrições de trabalhos técnicos e científicos podem ser feitas até a próxima quinta-feira (10 de maio).
O evento é promovido pelo Polo Centro-Leste/APTA Regional e pelo Instituto Agronômico (IAC), ambos da APTA-SAA/SP.  Durante o workshop, serão abordados por especialistas temas sobre matérias-primas para produção de etanol, biodiesel, consórcio entre culturas alimentares e energéticas, plantio de sorgo e cana energia, plantio-direto e sustentabilidade, além de novos produtos da cadeia produtiva e os programas desenvolvidos por várias instituições do Estado de São Paulo. 
O IAC e a APTA Regional trabalham no desenvolvimento de materiais para a produção de energia limpa, sustentável e competitiva. Como opção complementar ao etanol produzido pela cana, as instituições de pesquisa da APTA estudam também sorgo e mandioca, com produção na entressafra da cana, além de macaúba, mamona, girassol, amendoim, soja e pinhão-manso, que podem ser usados na fabricação de biodiesel.
O Programa Cana IAC é referência nas pesquisas para obtenção de novas variedades de cana-de-açúcar e no desenvolvimento de pacotes tecnológicos para a canavicultura. Nos últimos anos, o IAC lançou 19 novas variedades de cana para o setor sucroalcooleiro. As tecnologias atravessam as fronteiras paulistas e já viabilizaram a canavicultura em 11 Estados brasileiros e também no exterior. O México, por exemplo, adota variedades e tecnologias do IAC que já permitem dobrar a produtividade em seus canaviais.
Engenheiros agrônomos, gerentes técnicos de usinas, produtores rurais, pesquisadores, técnicos em geral e estudantes de graduação e pós-graduação poderão participar de mesas-redondas, palestras, painéis e espaços de patrocinadores.
SERVIÇO
VI Workshop Agroenergia: Matérias-Primas
Data: 27 e 28 de junho de 2012
Local: Centro de Convenções da Cana-de-açúcar do IAC
Endereço: Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto – SP.
Inscrições e informações: www.infobibos.com/agroenergia; workshopagroenergia@hotmail.com; www.grupofitotecnicodecana.com.br e (16) 3637-1091
 

Pin It

Notícias por Ano