cabecalho apta130219

As instituições de pesquisa agropecuária e o novo modelo jurídico

Em São Paulo, o sistema de pesquisa agropecuária é formado por universidades, institutos de pesquisa, unidades da Embrapa, organizações privadas e sem fins lucrativos. Na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, a Apta - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios é o órgão que congrega os institutos: Agronômico, Biológico, de Economia Agrícola, de Pesca, de Tecnologia de Alimentos, de Zootecnia e a Apta Regional, criada para gerir os Polos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico do Agronegócio.
Já há algum tempo são discutidas alternativas para adoção de novo modelo legal. O debate envolve pesquisadores e representantes de outras categorias que, no âmbito do CONSIP - Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo, se reúnem para discutir os problemas e possíveis soluções para as instituições públicas de pesquisa do Estado de São Paulo. Para ampliar e democratizar o debate, a série Textos para Discussão (TD-IEA) traz o artigo: Novo Modelo Jurídico Superará Problemas Atuais das Instituições de Pesquisa Agropecuária, elaborado por João Paulo Feijão Teixeira, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC).
O autor é especialista no assunto e tem estudado e refletido sobre ele na prática, como ex-coordenador da Apta, e teoricamente, elaborando estudos nessa temática. De acordo com Alceu Veiga Filho, pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), “é oportuno aproveitar sua publicação para ampliar o debate e difundir as propostas e idéias contidas no documento, uma vez estarmos buscando soluções para a crise institucional que de longa data aflige nossas instituições, lembrando que tecnologia e inovação são instrumentos de desenvolvimento social e econômico, mais necessários ainda na medida em que a sociedade e a economia tornam-se mais complexas, com problemas mais complexos que exigem soluções intensivas em ciência, tecnologia e inovação.
Para ler o artigo e participar do debate apresentando sugestões, clique aqui.
 
Mais informações:
Nara Guimarães
Assessora de Imprensa
Tel: (11) 5067-0498
Pin It

Notícias por Ano