Apta

APTA tem programação especial para aproximar pesquisa e público durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Os institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam atividades especiais em São Paulo, Santos, Nova Odessa, Campinas e Bauru durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT), de 17 a 23 de outubro de 2016. A temática do maior evento de popularização da ciência do Brasil neste ano será “Ciência alimentando o Brasil”. A programação da APTA envolve realização de palestras sobre a carreira do pesquisador científico, pesca e importância do pescado na alimentação e pesquisas desenvolvidas pelos institutos. Também serão realizadas visitas a laboratórios, exposição de insetos, plantas e animais, além de encontro com mais de 50 entidades do Estado de São Paulo ligadas ao empreendedorismo e à inovação.
Segundo o coordenador da APTA, Orlando Melo de Castro, as atividades visam à difusão da ciência e tecnologia e a aproximação dos institutos de pesquisa com a comunidade. “A temática da SNCT deste ano está diretamente ligada às atividades realizadas pela APTA e seus institutos. A ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Em outras palavras, as pesquisas científicas são responsáveis pelo salto na produção de alimento e matérias-primas, sempre levando em conta a preservação ambiental”, afirma.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, lembrou a importância da aproximação dos institutos do público. “Uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin é aproximar a pesquisa científica do produtor rural e do público em geral. Temos trabalhado para mostrar à sociedade a importância das nossas pesquisas no âmbito econômico, social e ambiental”, explica.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Com a temática “Ciência alimentando o Brasil”, a SNCT busca aproximar a população da ciência e da tecnologia em eventos que congregam centenas de instituições. A ideia é realizar atividades de divulgação científica em todo o País, com linguagem acessível à população e, por meios inovadores, estimular a curiosidade e motivar a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema escolhido.
Confira a programação da APTA para a Semana CT&I 
São Paulo
O Instituto Biológico (IB-APTA) realizará uma programação especial para escolas em São Paulo, Capital. O “Profissão Ciência” reunirá alunos do ensino fundamental 1 e 2 e técnico. A programação envolve palestra sobre o que é ser um cientista e visitas monitoradas ao cafezal urbano do IB, Ciclos Econômicos Agrícolas, que reúne plantios de pau-Brasil, café, cana-de-açúcar e seringueira, além de plantação de oliveiras. Também será realizada uma visita monitorada ao Laboratório de Bacteriologia, Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Laboratório de Pragas Urbanas.
As atividades serão na Sede do instituto, na Vila Mariana, São Paulo, entre 20 e 21 de outubro de 2016. A programação é fechada para escolas.
Em 19 de outubro de 2016, às 14h, o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) realizará a palestra “Coordenação de sistemas produtivos e inovação tecnológica no agronegócio”, ministrada por Antonio Carlos Lima Nogueira, pesquisador do Pensa – Centro de Conhecimento em Agronegócios da Unidade de São Paulo.
A apresentação abordará os fundamentos da coordenação de sistemas produtivos entre as etapas do agronegócio, o papel dos arranjos contratuais na gestão tecnológica de diversos atores e a influência da coordenação entre os agentes para a adoção de novas tecnologias na produção agropecuária. A palestra integra a programação do Ciclo de Seminários Estudos IEA e a SNCT.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.cienciaalimentandoobrasil.cmcti.com.br. O IEA fica na Sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254 – Centro (atrás do Theatro Municipal), São Paulo – Capital.
Santos
O Instituto de Pesca (IP-APTA) realizará atividades especiais para a SNCT entre 19 e 21 de outubro de 2016 em Santos, a partir das 15h. No dia 19, o público poderá participar da palestra “Como vivem e são pescados os peixes que comemos?”, do pesquisador do IP Antonio Olinto Ávila da Silva. No dia 20, será realizada a palestra “Por que temos que comer peixe?”, por Rúbia Yuri Tomita. A palestra “Novos produtos de peixe”, por Cristiane Neiva, será realizada em 21 de outubro. A programação também envolve visita ao Museu de Pesca.
As atividades serão realizadas na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia, Santos – SP. As visitas de escolas estaduais agendadas previamente são gratuitas. Crianças até seis anos e adultos com mais de 60 não pagam entrada para o Museu. O valor dos ingressos é de R$ 5 para adultos e R$ 2,50 para estudantes. Mais informações e agendamento: (13) 3261-5260 e 3261-5995.
Nova Odessa
De 17 a 21 de outubro de 2016, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) receberá cerca de dois mil alunos de escolas estaduais. As atividades envolvem palestra sobre os trabalhos desenvolvidos pelo IZ em linguagem de fácil compreensão, exposição de animais que fazem parte das pesquisas realizadas pelo instituto, como bezerros, ovinos, aves e suínos, além de exposição de plantas forrageiras, voltadas à alimentação dos animais. O público também poderá visitar a exposição itinerante do Planeta Inseto, do Instituto Biológico.
As atividades serão realizadas na Sede do instituto, na Rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa – SP, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não é necessário agendamento prévio. Mais informações no número (19) 3466-9434.
Campinas
Na Sede do Instituto Agronômico (IAC-APTA), em Campinas, será realizado o InovaCampinas – Fórum Regional de Inovação e Desenvolvimento Sustentado, que promoverá o encontro com mais de 50 entidades do Estado de São Paulo ligadas ao empreendedorismo e inovação. A APTA e seus institutos participam da Fundação Fórum Campinas e estarão presentes no evento, que será realizado de 20 a 21 de outubro de 2016. Durante o Fórum, serão debatidas ações estratégicas que visam a criação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia, do conhecimento e do habitat de inovação, da criatividade e da competitividade na região de Campinas.
As discussões serão realizadas no auditório do IAC, na Avenida Barão de Itapura, 1481, Campinas – SP. As inscrições devem ser feitas no site www.inovacampinas.org.br.
Bauru
O Polo Regional de Bauru da APTA também participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a atividade “Ciência Tour”, que será realizada em 19 de outubro de 2016, às 8h. A unidade de pesquisa da APTA receberá 40 anos do 9º ano da Escola Estadual Sueli Aparecida Sé Rosa para explicação e demonstração de técnicas nas áreas agronômica e veterinária.
O objetivo é apresentar como as tecnologias estão relacionadas à obtenção de alimento seguro e como contribuem para a sustentabilidade ambiental, econômica e social.  A atividade será realizada na unidade de pesquisa da APTA e é fechada para a escola.
No dia 21 de outubro, o Polo Regional de Bauru da APTA participará da Festa da Ciência, com exposição de açúcar mascavo, bicho da seda e macadâmia. Mais informações: (14) 3203-3257. 
Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
(19) 2137-8933

Pin It

Notícias por Ano