Apta

APTA promove eventos nesta sexta-feira, 13, no Vale do Ribeira, Itapetininga e Pinhalzinho

Cultivo orgânico no Vale do Ribeira, práticas e manejo de ovinos e caprinos em Itapetininga e gastronomia de cogumelos em Pinhalzinho são temas de eventos que acontecem nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, promovidos pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.     
O “2º Encontro de produtores orgânicos no Vale do Ribeira”, em Pariquera-Açu (SP), tem o objetivo de divulgar informações e técnicas de produção de adubos, compostos e preparados orgânicos para a melhoria da nutrição das plantas neste modelo agrícola. O evento, promovido pelo Pólo Vale do Ribeira/APTA (em Pariquera-Açu) em parceria com o Sindicato Rural de Registro/SENAR, pretende atingir produtores, técnicos, extensionistas, pesquisadores e estudantes, principalmente dos municípios da região onde já se pratica a agricultura orgânica.
A idéia é fortalecer o conceito de agricultura sustentável, segundo os coordenadores do evento Erval Rafael Damato Junior e Mario Terashima. O sucesso destes modelos agrícolas - dizem eles - depende de novos estudos e da divulgação de informações mais precisas sobre adubação orgânica, importante pilar da produção orgânica. Assim, espera-se que a atividade se torne um grande negócio para o produtor, uma vez que é bem aceita e melhor remunerada nos mercados nacional e internacional.
Ovinos e caprinos
O “Curso: práticas e manejo de ovinos e caprinos”, promovido pela UPD-Itapetininga/Pólo Sudoeste Paulista/APTA/SAA, tem o objetivo de treinar e capacitar produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes. As palestras de pesquisadores da Unidade vão abordar instalações zootécnicas e bem estar animal e gestão sanitária para a ovinocaprinocultura, sendo acompanhadas de demonstrações práticas (contenção animal, identificação, escrituração zootécnica e aplicação de vacinas medicamentos) para incrementar o manejo.
Cogumelos
Por fim, o “I Encontro Gastronômico de Cogumelos da Associação dos Produtores Rurais e Artesãos de Pinhalzinho/SP (APRAPI)” faz parte de projeto de agregação de valor e engenharia de alimentos, coordenado pelo Pólo Leste Paulista/APTA/SAA, em parceria com o SEBRAE/SP e o restaurante Banana Leaves, junto aos produtores de cogumelo da APRAPI.
Este processo é feito por meio da melhoria de qualidade, desenvolvimento de produtos e difusão do consumo, segundo o pesquisador e coordenador do evento Daniel Gomes. O município de Pinhalzinho, localizada na região de Bragança Paulista, possui em torno de 46 fungicultores, quase todos agricultores familiares. A maioria tem a cultura do cogumelo como principal atividade econômica.
O encontro gastronômico reunirá produtores, pesquisadores, gastrônomos e público em geral. Serão apresentados pratos elaborados com cogumelos frescos, desidratados, defumados e farinha de cogumelo, todos resultados de pesquisas realizadas. Os pratos serão acompanhados e harmonizados com vinhos nacionais elaborados a partir de variedades de uvas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC/APTA).
Links:

- 2º Encontro de produtores orgânicos no Vale do Ribeira – Pariquera-Açu/SP

- Curso: práticas e manejo de ovinos e caprinos – Itapetininga/SP

- I Encontro gastronômico de cogumelos da Associação dos Produtores Rurais e Artesãos de Pinhalzinho/SP
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 


 

Pin It

Notícias por Ano