cabecalho apta130219

APTA busca reorganizar estrutura e firmar mais parcerias para desenvolver tecnologias em 2016

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que coordena os seis institutos de pesquisa da Pasta, tem como meta para 2016 ampliar a arrecadação de recursos, junto à iniciativa privada e às agências de fomento.
A expectativa de Orlando Melo de Castro, coordenador da APTA, é que neste ano seja possível suprir os recursos necessários para as atividades de pesquisa. “Até mesmo alguns recursos necessários para cobrir custeios, que porventura venham a faltar no orçamento, em um cenário de queda de arrecadação, como tivemos no ano passado”.
O segundo ponto destacado pelo coordenador da APTA é a necessidade de uma revisão da própria estrutura institucional. “Nós temos um modelo que precisa ser revisto para que a estrutura tenha maior eficiência para a pesquisa, otimizando os de espaços físicos , que é uma forma de reduzir custos”.
Para Castro, é preciso introduzir novos modelos de gestão, focados na eficiência, e que permitam maior autonomia para os Institutos agilizarem procedimentos de convênio, captação de recursos e de parceria com a iniciativa privada. Dessa forma, seria possível aproveitar iniciativas como a que criou o novo Marco Legal da Ciência e Tecnologia, assinado pela presidente Dilma Rousseff em 11 de janeiro.  
A legislação estabelece as normas e diretrizes de relacionamento das instituições de ensino e pesquisa estaduais, municipais e federais com a iniciativa privada e outros parceiros. “Isso será fundamental, mas as nossas instituições precisam se adequar para aproveitar esse avanço fantástico na legislação. Nós temos que modernizar as nossas instituições na questão de estrutura e de competência legal para que elas possam usufruir dessas mudanças. Desta forma, conseguiremos fazer frente a essas dificuldades de orçamento. O País está vivendo um momento de crise, nós temos que nos ajustar. Não adianta chorar. O momento é de buscar soluções para sermos eficientes e eficazes naquilo que a sociedade espera de nós”, concluiu.
Por Nara Guimarães
Mais informações
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Telefone: (11) 5067-0069

Pin It

Notícias por Ano