cabecalho apta130219

Ao completar 83 anos, Biológico recebe novo certificado de qualidade e abre 23ª Reunião Anual

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, comemora 83 anos no dia 08 de novembro. Na oportunidade, haverá, às 15:00 horas, na capital paulista, a solenidade de abertura da 23ª Reunião Anual do Instituto Biológico.
A programação do aniversário do IB inclui a entrega de certificado de novas áreas da instituição que serão reconhecidas pela ABNT NBR ISO 9001:2008; a outorga da Medalha “Rocha Lima” ao ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues; e o lançamento do livro “Uma instituição pública de pesquisa científica e tecnológica em um mundo em transformação: Instituto Biológico de São Paulo - 1998-2010”, de autoria da escritora Maria Alice Rosa Ribeiro.
Novas certificações
O novo certificado que será recebido pelo IB inclui escopos envolvendo o controle físico-químico da qualidade da água, a gestão de documentos históricos, doenças na área de sanidade animal e o diagnóstico de fungos em sementes. Agora, já são 12 escopos certificados, além da área de resíduos de pesticidas em alimentos acreditada pela ISO 17025, diz o diretor do IB Antonio Batista Filho.
A ampliação de novos escopos representa um grande passo no sentido de reconhecimento do sistema gestão de qualidade total (SGQ) da instituição, com detalhamento de seus procedimentos e transparência de gestão, na qual todos têm suas funções claramente definidas, explica a pesquisadora Nayte Vitiello, gerente da qualidade do IB. O processo de manutenção e ampliação de escopos envolveu cerca de 140 pessoas.
“Este processo de implantação e implementação refletiu no crescimento institucional quanto ao trabalho cooperativo; na integração das unidades do interior e sede que participaram desse processo; e na adesão de outras unidades ao programa. Definitivamente, o SGQ agregou um valor significativo ao desempenho do IB junto ao agronegócio, evidenciado pelos indicadores e metas das unidades e relatos dos envolvidos no processo.”
RAIB
A 23ª Reunião Anual do Instituto Biológico, de 8 a 11 de novembro, terá como tema geral “Sanidade, agronegócio e mercado global”, que vai englobar a mesa redonda “Sanidade em cana-de-açúcar”; o Workshop “Mercado de exportação de produtos agrícolas e a certificação de laboratórios de diagnóstico na agricultura” e, ainda, “A rede de laboratórios dedicados a contaminantes em alimentos”. Na área ambiental, será discutido o tema “O agronegócio no contexto da emissão de carbono”. Fechando os temas científicos, serão discutidos assuntos referentes ao registro de agrotóxico para culturas de suporte fitossanitário (minor Crops). O profissional de apoio à pesquisa e a área de qualidade, administração e recursos humanos terão a oportunidade de participar do evento, com mini-cursos e apresentação de trabalhos e troca de experiências. 
Também serão apresentados 137 resumos aprovados pela comissão científica da 23ª RAIB, originários de várias instituições de pesquisa (inclusive da APTA), universidades, associações do setor produtivo, empresas, organizações não-governamentais e prefeituras de vários Estados brasileiros. 
O evento será realizado na sede do Instituto Biológico – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – São Paulo - Capital.

Acesse álbum de fotos : <>

Mais informações sobre a 23ª RAIB podem ser encontradas em http://eventos.fundepag.br/pagina.php?link=053b1571556900720033566c0139.

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

Pin It

Notícias por Ano