APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

14/05/2018
Instituto de Pesca levará informações técnicas para aquicultores durante a Aquishow Brasil
Com o objetivo de levar informações técnicas aos produtores de organismos aquáticos, o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), participará do maior evento de aquicultura do país, a Aquishow Brasil. O evento, que está em sua 10ª edição, acontece entre os dias 15 e 18 de maio, na cidade de Santa Fé do Sul, no interior paulista.

De acordo com Luiz Marques da Silva Ayroza, diretor de departamento do IP, pesquisadores do Instituto estarão no espaço reservado para órgãos governamentais que regulamentam, investigam e financiam as atividades de aquicultura, a fim de prestar atendimento a produtores e subsidiá-los com informações sobre as pesquisas realizadas e inovações disponíveis.

“Nossa equipe estará todos os dias nesse espaço levando informações científicas e inovações tecnológicas sobre o que há de mais atual em todos os elos da cadeia produtiva, desde a reprodução de organismos aquáticos até o desenvolvimento e otimização de processos produtivos que buscam aumentar a qualidade do pescado”, explica Ayroza.

Dentre os órgãos que participam da ação estão a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Fundo de Expansão do Agronegócio (FEAP), ambos ligados à SAA, além da Companhia Paulista Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Embrapa Pesca e Aquicultura.

Marilsa Fernandes, membro da comissão organizadora da Aquishow, explica que a edição deste ano será a maior já realizada e estima que o evento deve atrair cerca de 4 mil pessoas para Santa Fé do Sul.

“Este ano teremos mais de 100 empresas participando da feira expondo seus serviços e produtos. E não apenas empresas brasileiras. Teremos três empresas da Dinamarca, por exemplo. O mundo está de olho no potencial do mercado aquícola brasileiro e isso se reflete nos participantes da feira”, diz Marilsa.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, que deve participar da cerimônia de abertura do evento, afirma que o crescimento da aquicultura em São Paulo é uma das prioridades de sua gestão.

“A aquicultura em São Paulo teve importantes avanços nos últimos anos devido às políticas públicas encabeçadas pela Secretaria de Agricultura e ao apoio técnico do Instituto de Pesca. Como exemplo, podemos citar o decreto de licenciamento ambiental da atividade no Estado, em vigor desde novembro de 2016, que trouxe mais segurança para os produtores e agilizou a tramitação para regularização dos empreendimentos, servindo, inclusive, como modelo para outros Estados da Federação”, afirma.

Serviço

Aquishow Brasil

Data:
de 15 a 18 de maio de 2018

Local: Complexo turístico, cultural e histórico Roberto Rollemberg

Av. Waldemar Lopes Ferraz – Estância Turística de Santa Fé do Sul – SP

www.aquishow.org.br

- Por Leonardo Chagas

- Revisão Márcia Cipólli

Mais Informações:

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Instituto de Pesca

(11) 3871-7549 ou 3871-7550

comunicacao@pesca.sp.gov.br

|Voltar|