cabecalho apta130219

Controle de percevejo de cama

Os percevejos de cama se alojam primeiramente na cama (colchão, estrado, cabeceira, frestas da cama, colchas,lençóis, travesseiros e fronhas). Se escondem ainda em criados mudos, gavetas de roupas, atrás de rodapés, dentro dos espelhos de luz, armários, entre outros locais. Normalmente ficam a 1,5 m a 2 m de onde as pessoas descansam – camas, sofás, poltronas.
Deve-se lavar tudo o que puder, roupas, colchas, edredons. Leve à secadora de roupa, ou ao sol por várias horas, caso não tenha secadora. Depois passe tudo com ferro quente, principalmente as costuras dos tecidos.
Use o aspirador de pó em todos os lugares, mas incinere o saco do aspirador após o uso, ou deixe no freezer por uma semana antes de jogar fora. Faça esse procedimento sistematicamente, preferencialmente dia sim, dia não.
Pode-se utilizar também máquinas de limpeza a vapor (tipo vaporetto). Passe vagarosamente o jato de vapor nos locais onde os percevejos possam se esconder, inclusive no colchão.
Use capas com zíper no travesseiro e colchão, se for possível no modelo da cama/colchão. A capa não deve ter qualquer dobra no tecido, para não abrigar os percevejos.
O ideal é que uma empresa controladora de pragas com experiência em controle de percevejos de cama seja contratada, diante de infestações grandes e duradouras. As populações de percevejos de cama têm se mostrado resistentes a produtos piretroides, de forma que as desinsetizações devem ser realizadas com produtos piretroides associados a neonicotinoides, ou inseticidas piretroides associados a reguladores de crescimento de insetos como o flufenoxurom.

Informações:
Ana Eugênia Campos
anaefari@biologico.sp.gov.br

Pin It